sábado, 19 de junho de 2010

Meus projetos são mesmo meus???


Cá estou, mais uma vez intrigada com meus projetos...
Na verdade, mais intrigada com minha mania de projetar as coisas, as pessoas, os eventos...
Na verdade decepcionada com essa mania que é a mais pura expressão de que sou um dos seres que condenei... sou um daqueles que vivem de futuro...
Quando isso, quando aquilo, se isso, se aquilo...
Pra quê???
Além da perda de tempo, o que foi que eu consegui até agora???
Só consegui alimentar as cobranças dos outros: tens que ter um emprego público, tens que casar, tens que ter filhos, tens que ter casa própria, tens que aprender a dirigir, tens que te tornar uma profissional de sucesso... e do outro lado: tens que viver a vida, tens que aproveitar o momento, tens que sair com os amigos, tens que ver gente... tens que, tens que, tens que!!!
Hoje acordei com vontade de mandar todos os “tens que” e seus respectivos remetentes à merda!!!
Só hoje, já com mais de “inta” é que me dou conta de que pra tudo é preciso maturidade. PRA TUDO!!! Pra cumprir os “tens que” ou pra mandá-los à merda!!!
A teoria, senhores, ahhh... a teoria é linda!!!
Mas e porque não dei ouvidos a mim mesma???
Aos meus desejos, aos meus gostos, aos meus valores?!?!?!
Tenho um vaso de plantas horroroso na minha sala... quando fui comprar, eu sabia exatamente o que eu queria... mas daí, dei ouvidos à minha mãe e escolhi o que ela achava mais bonito! Mas temos estilos diferentes, temos visões de mundo diferentes!!! Como eu pude colocar meu rico dinheirinho naquela coisa??? Isso é só um exemplo... o vaso da sala... vou preferir não escrever sobre coisas muito mais importantes onde minhas escolhas foram orientadas pelos desejos alheios...
Mas isso tudo também tem um pouquinho (tá bem... um poucão!!!) de culpa minha, não só do meio e das pessoas e da sociedade que se alimenta dos fatos havidos na vida alheia!!!
A minha parcela de culpa, está no meu lado bruxa... sim... está no fato de adorar as adivinhações, as cartas, a astrologia... como se isso tudo pudesse influenciar em alguma coisa!!! Tá, tá bem... confesso... acredito mesmo que as energias da terra, dos astros e dos seres influenciam mesmo na vida da gente...
Mas e as coisas nas quais eu quero acreditar??? Com certeza influenciam muito mais!!!
E essas coisas nas quais eu quero acreditar são mesmo minhas??? Quero dizer... geração de raciocínio espontâneo... teoria da abiogênese do meu pensamento??? Pior que não!!!
E me envergonho de dizer isso: eu sou (na maioria das vezes) o que os outros esperam de mim!!!
Não sei dizer não!
Detesto a idéia de um rompimento severo com alguém da minha família!
Quando tive que terminar relacionamentos amorosos, criei situações pra que “eles” terminassem comigo antes... eu não podia fazê-los sofrer, não podia decepcioná-los... nem às suas famílias... nem a minha... afinal de contas, “nos nós apegamos a esses meninos, Patricinha...”. Porque não se casam com eles, então?!?! Simples assim... vocês ficam todos felizes e eu fico livre!!!
Ai ai ai... peguei pesado, eu sei...
Talvez, daqui a algum tempo eu volte a escrever neste blog dizendo que eu estava totalmente equivocada e que a minha mãe e a sociedade tinham mesmo razão sobre escolher assim ou assado...
Mas hoje, agora, quero mais é romper com os meus projetos, quero ser impulsiva, quero que me achem antipática, quero ser politicamente incorreta... quero ser livre!!!
Na verdade, em alguns momentos da vida eu fiz o que tinha vontade... mas isso veio carregado de uma dose cavalar de culpa... cheguei a ser tachada de egoísta em certas vezes... e talvez tenha sido mesmo, no desesperado afã de agir por mim mesma...
Sinto muito se te decepciono e pra mim viajar o mundo ainda é muito importante... mas eu sou feliz com meus bichos, sou feliz com meus livros, sou feliz na minha casa, sou feliz sem fazer nada, sou feliz estudando, sou feliz com minhas linhas e agulhas, sou feliz nas minhas aulas, sou feliz na hora das refeições, sou feliz no banho, sou feliz quando reconheço o tamanho de Deus na minha vida, sou feliz vendo o sol, sou feliz ouvindo a chuva, sou feliz quando há um amor, sou feliz quando o único amor sou eu mesma, sou feliz quando corto o cabelo, sou feliz quando pinto as unhas, sou feliz quando tomo mate com as amigas, sou feliz quando tomo mate sozinha, sou feliz quando o rádio está ligado, sou feliz quando contemplo o silêncio, sou feliz quando está chovendo lá fora e eu posso ficar na cama até mais tarde, sou feliz quando lavo roupa, sou feliz porque tenho um trabalho, sou feliz porque tenho saúde, sou feliz porque tenho família, sou feliz porque sei apreciar a natureza, sou feliz quando como chocolate...
E é só disso que eu preciso... apreciar as coisas pequenas, os momentos teoricamente insignificantes... os momentos grandiosos, esse virão a seu tempo... colheita do meu plantio diário...

2 comentários:

  1. Ai! Ai! Ai!
    Que maravilha ler o que tu escreve!
    Não entendo o porquê do intervalo tão grande entre um e outro post... Tá, eu entendo! rsrsrs
    Pati, eu li o que tu escreveu e parecia que tu tava na minha frente falando tudo aquilo!
    Eu te vi no texto! Tá, eu sei que o objetivo é esse!
    Mas preciso te dizer que te vi ali, sentada, com um copo na mão, uma fatia de pizza na outra, com os olhos arregalados falando tudo isso!
    Na tua frente, eu! Hipnotizada!
    Pois foi assim que fiquei!
    Hipnotizada com tuas palavras!
    E concordando com tudo, é claro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Só pra esclarecer que concordo com a Renata em gênero,numero e grau!!!Adorooooo teus textos!!

    Eu sou feliz por poder ler essas palavras escritas por uma pessoa que amo e admiro tanto!!!
    Bjinhussss

    ResponderExcluir