terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Falta de auto-estima: o mal do século!


Que que eu tenho a ver com a crise mundial, com o futuro do planeta, com a microssaia da estudante, com as chuvas incessantes, com a morosidade do judiciário, com os índices de criminalidade???
Eu sei, tudo bem, tenho a ver sim... no mínimo tenho que conhecer e ter opinião a respeito do assunto!
Mas estou querendo chegar no seguinte: o que real e diretamente nos afeta a vida é a tal da auto-estima, e muito mais ainda, a falta dela. E pior: não são nossas próprias crises de oscilação de amor próprio que causam os maiores estragos!
Quando dizem que o ataque é a defesa mais eficaz, concordo plenamente! Ora, se eu estiver me sentindo um lixo, o problema é todo meu, certo? Certo, às vezes!
Uma pessoa cujo apreço por si mesmo esteja (ou seja!) meio detonado, não deveria se aproximar de nenhuma outra criatura humana! Deveria usar um sinalizador luminoso cor-de-laranja na cabeça pra que os demais tivessem a opção de se aproximar (e se incomodar feio logo ali) ou simplesmente passar reto!!! Não... melhor um sinalizador roxo-caixão, cor-de-laranja é muito alegre!
É que tem umas coisas que realmente não fazem sentido, a menos que se tenha conhecimento de que o emitente desses atos/falas/escritos/comportamentos sem sentido definitivamente não gosta de si mesmo!!!
Bueno, en verdad que ninguém é obrigado a gostar de ninguém... talvez nem de si mesmo! Mas nesse caso, não fique esperando que outro goste!!! Melhor se contentar com carinho apenas de pai e mãe, já que esse é incondicional e não se abala nem com cara feia...
Se eu tivesse estudado qualquer coisa na área da saúde, defenderia que a má avaliação de si mesmo é problema de saúde pública e deveria ser objeto de estudos para desenvolvimento de vacina!!!
Sério!!! Quem não tem uma boa relação consigo mesmo se torna perigoso!!! Bom, aí o problema se torna criminológico... melhor mesmo que se desenvolva um estudo por uma equipe multidisciplinar pra enfrentar a situação!
Conclusivamente (tenho medo de usar essa palavra, porque nunca consigo concluir assim no más...) o fato é que eu não tenho culpa de as pessoas serem diferentes, terem oportunidades, educação, orientações e sofrerem exigências diferentes por parte dos pais, serem mais gordas, mais altas, menos estudadas, menos jovens do que alguns semelhantes (ou dessemelhantes...).
Falta de auto-estima deveria ser tratado como alcoolismo! Só por hoje, mesmo que eu não me ame como deveria, não vou incomodar ninguém, não vou ser agressivo ou deselegante, nem tentar demonstrar o que não sou, nem responsabilizar o outro por ser melhor (?) do que eu...

11 comentários:

  1. Amiga!!!!! Tu és "meus orgulho"!!!!
    Show de bola!!!! Fã número 1 (que pretensão!)!!
    Amei, vou ler todos os post que fizeres!
    Segue em frente, por favor! O mundo precisa disso, de pessoas inteligentes como tu!
    Já te disse né: Livramento é pequeno pra ti!
    Amo Amo
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Qerida Amiga, não qero me tornar obsoleta no teu rol de amizades, por isso te seguirei....sempre que tiver internet...hehehehhe...amei a ideia(sem acento,viu?) do Blog, tudo a ver...vc é sim uma ótima escritora..eu estarei sempre aqui dando "pitacos"...Te amo! e parabéns pelos textos!

    ResponderExcluir
  3. Amiga!! que ótima escolha de tema, Penseira!!??? fantástico, esse espaço é realmente uma ótima penseira (adotei o termo!! rsrs).
    Acredito que a auto-estima ou a falta dela ligam-se, irremediavelmente, ao excesso de expectativas que fazemos sobre tudo. Já sei o que vais dizer, como nao fazer expectativas se é algo inerente ao ser humano, e isso é verdade, mas me refiro a avaliaçao de impacto que fizemos sobre os acontecimentos, os erros nos são caros aprendizados, quem dera pudessemos avaliar os prós e contras antes mesmo de ingressarmos de corpo e alma naquilo que nos parece viável, ainda nao temos esse dom.
    No entanto, sobre todos esses temas que povoam nossa alma, penso que de uma ou de outra forma contribuem para nossa identidade, tudo que passamos, pensamos, e a forma com que enfrentamos as agruras ou os prazeres da vida é que nos permitem olhar o passado como experiencia, o presente como possibilidade e o futuro como uma grande oportunidade.
    Assim teu blog configura uma grande oportunidade e um canal de expressao, para que possamos compartilhar nossas experiencias, buscando um aprendizado através das histórias que certamente farão parte desse blog.
    Parabens por mais essa iniciativa!!!
    Super Beijo

    ResponderExcluir
  4. Pati, eu já sabia dos teus dotes literários, mas realmente me surpreendi e achei a tua "crônica" show de bola, muito inteligente e perspicaz.
    Siga sempre em frente, teu caminho a ti pertence.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaaa!!!!
    Lembra que eu te falei?
    Muuuuuito melhor que Martha Medeiros...hehehe
    Tá muito massa!!!!
    Genial a tua crônica ameeeii!!!!
    bjão!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Somos todos humanos e feitos de carne e osso, assim como de sentimentos das mais variadas vertentes,às vezes bons, às vezes maus, outras péssimos, somos todos caixas de papelão gigantes que quando abertas surgem sempre outras menores, porém com um conteúdo bem mais concentrado e complicado de idéias a cada caixa que se retira e conforme o tempo que passa, somos todos assim... desse jeito... Como? Bem... Explicar fica difícil quando se trata de "História de vida"; as perspectivas, os princípios, a educação, as experiências de vida de cada um.. é tudo muito subjetivo ou não.
    Penso que no decorrer dessa caminhada tudo pode ser acontecer, tudo pode estar... e o melhor, com LIBERDADE, sim essa palavrinha mágica e maravilhosa que nos permite as mais maravilhosas aventuras, como rir, chorar, gritar, pensar,aprender, odiar, perdoar,ou simplesmente silenciar quando toda e qualquer palavra torna-se inócua.
    Quando todos nós aprendermos, ou melhor entendermos o real sentido da vida ( se é que isso é possível), a vida provavelmente estará lá...ou quase lá, e aí passou. E assim nossos medos,a nossa raiva, a nossa indignação e tudo aquilo que nos atormenta cairá por terra, por que? porque só o AMOR vale a pena! O AMOR no seu sentido mais amplo, aquele que não mede e não questiona nada, porque ele basta!

    ResponderExcluir
  8. Bom, tu sabes bem que me saio melhor falando que escrevendo.
    Amiga Patrícia, largaste bem com teu Blog! Não sei exatamente qual teu objetivo com este espaço, mas deixo uma sugestão: que seja um lugar de discussão e reflexão sobre temas que falam do interior humano, porque sinceramente, tenho visto na sociedade, pessoas atentas a aparência puramente exterior das coisas.
    Pra finalizar, entendo que grandes centros urbanos estão repletos de indivíduos inteligentes e competentes, aqui neste “nosso” rincão precisamos muito de pessoas inteligentes como você, então quando escutar de alguém que Livramento é pequeno pra tua capacidade, reflita antes de achar que estas em um péssimo lugar.

    Beijo Grande.

    Hugo L. R. Saraiva.

    ResponderExcluir
  9. Ameiiiii... vc já sabe né???
    Beijos
    Continue, por favor

    ResponderExcluir
  10. Adorei!!! continua a escrever, pois demonstra que tudo o que tu faz é otimo. Visita tambem os blog http://bogdadarah.blogspot.com/
    http://casaespiritacaminhodaluz.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir